How does it work

Como funciona a energia solar.

Fundamentalmente existem duas formas de fazer uso do Sol: energia térmica e energia eléctrica. Uma instalação térmica consiste numa série de colectores no telhado. Estes colectores são capazes de absorver a radiação do Sol e
transformá-la em aquecimento, água quente ou ambos. A solução para energia eléctrica é chamada fotovoltaica. Esta consiste numa série de módulos que contêm numerosas células de silicio semicondutoras que transformam a radiação solar em energia eléctrica.

 

A terceira solução é uma combinação das duas tecnologias, resultando numa solução energética totalmente auto-suficiente.

Soluções solares térmicas

Estas soluções podem dar-lhe água quente, aquecimento ambiente ou ambos no mesmo sistema. O funcionamento é realmente muito simples estando o segredo associado à criação de soluções eficientes. Basicamente uma solução de energia térmica consiste num ou mais colectores montados, por exemplo, no telhado do edifício. É nestes colectores que a água é aquecida num sistema de tubos e transportada até ao acumulador, onde é armazenada ou enviada para o aquecimento ambiente. Simples, eficiente e gratuito.

Electricidade solar

A electricidade solar é chamada Fotovoltaica ou simplesmente PV. É uma forma eficaz e 100% limpa de converter radiação solar em electricidade. O painel solar desta solução compreende um número de células solares produzidas a partir de um material foto-eléctrico que transforma radiação solar directamente em corrente eléctrica. Esta corrente pode ser usada para ligar qualquer dispositivo eléctrico na casa desde lâmpadas, máquina de lavar, TV, computador, etc. Quando a instalação de PV está a gerar mais electricidade do que as necessidades da habitação, o excedente pode ser entregue na rede de abastecimento pública e você pode receber dinheiro ou receber a correspondente redução na conta do fornecedor de electricidade.